CANTIGAS DE RODA

As cantigas de rodas são brincadeiras infantis, onde as crianças de mãos dadas cantam melodias folclóricas que normalmente são realizados com coreografias.
A brincadeira também é conhecida como ciranda e representa muitos aspectos lúdicos das manifestações socioculturais.
As cirandas são contadas e dançadas, constituídas de textos simples, repetitivos e ritmados, tudo para colaborar com a aprendizagem por meio da fixação. Essas canções populares não possuem autor, ou seja, as letras consistem em textos anônimos que se adaptam e se redefinem ao longo do tempo.
Exemplos:
1.      Alecrim, alecrim dourado, que nasceu no campo ...
2.      Cai, cai balão, cai, cai balão na rua do sabão...
3.      Pirulito que bate-bate, pirulito que já bateu...
4.      Como pode o peixe vivo viver fora da água fria...
5.      Escravos de Jó ...
6.      Terezinha de Jesus de uma queda foi ao chão...

O JOGO
O jogo consiste em dividir a turma em dois grupos, de acordo com a quantidade de participantes e do espaço. Cada grupo escolhera um líder para definir quem começa o jogo. O grupo que der início ao jogo retirara da caixa um papel contendo uma cantiga de roda, logo depois o segundo grupo escolhera um envelope e neste haverá uma ficha contendo uma palavra que indicará de que forma a cantiga será apresentada. Então, o grupo que retirou o envelope deverá adivinhar a cantiga que o primeiro grupo estará apresentando, sendo determinado três minutos para a equipe que irá apresentar e um minuto para a equipe que irá adivinhar, o professor será mediador da brincadeira, cabendo ao mesmo refletir com a turma se a apresentação está de acordo com a cantiga que foi solicitada. Ganhará o grupo que acertar mais cantigas de roda.

MATERIAIS:
·         1 caixa contendo trechos das cantigas de roda.
·         3 envelopes, cada um contendo uma ficha indicando como a cantiga de roda deverá ser apresentada (coreografar, dramatizar, três palavras).


Autores: Adriana Araujo, Emanuelle Francine, Luciano Louvores.

Comentários

Postagens mais visitadas