Reinventando o Ditado de Palavras

O desafio era propor brincadeiras para turma onde fosse possível trabalhar com toda turma. Imaginando a realização em sala de aula com crianças nos mais variados níveis de aprendizagem. Escolhi então trabalhar com o 6º ano. Brincadeira escolhida "Reinventando o Ditado de Palavras".

1º Momento: o mediador/professor arruma a sala em circulo para que todos e todas possam se vê;
2º Momento: a brincadeira e as regras são apresentadas a turma. Sem falar o nome da brincadeira;
2.2 - Regras: o mediador/professor escreve na lousa o inicio de uma frase, neste caso utilizei a seguinte: "Meu vizinho é..."; a palavra que completa a frase é escolhida pelo mediador/professor; os alunos atentos a palavra devem observar a primeira letra e a partir dela devem seguir dizem outras palavras que iniciem com o mesmo fonema; os alunos devem copiar no caderno em colunas todas as palavras ditas por ele e toda turma, na ordem falada.
2.3 - só será escrita a primeira coluna de palavras no quadro com auxilio do mediador/professor e dos alunos;
3º Momento: conforme quantidade de alunos e o tempo da aula o mediador/professor vará o controle e estabelecerá o tempo da brincadeira; garantindo um tempo para correção das palavras com os alunos direto na lousa. No decorrer da atividade os alunos identificaram o nome da brincadeira.

Então, está brincadeira desenvolvi e propõem ao mediador/professor diversos pontos de observação na turma como: atenção, cooperação, socialização, respeito, escuta, fala, escrita, coordenação motora através da escrita, organização, estimula a quebra da timidez e provoca a interação entre todos e todas. Propôs a brincadeira para o primeiro dia de aula do ano letivo, porém pode ser aplicada em vários outros momentos do ano letivo.

Fica minha dica.

Gleidson Almeida
Pedagogo em formação - Universidade Federal da Bahia
Historiador pela Faculdade de Tecnologia e Ciências
Email: gleidson_gma@hotmail.com
Tel/ZAP.: 71 988289759

Comentários

Postagens mais visitadas